domingo, 30 de abril de 2017

Poesia inspirada no livro O mundo de Sofia



Atendendo ao desafio da minha amiga Sandra Boveto da Silveira que foi desafiada por um também amigo seu...
Dizendo que deveria:
"imaginar-se como personagem de um livro famoso - imagine que você é ele em todos os aspectos. Tente escrever um poema como se fosse ele escrevendo. Marque seus amigos e os desafie."
Como parte do desafio, convido os amigos


Poesia inspirada no livro O mundo de Sofia

Conhecimento é reter a informação e usar com sabedoria...
Quem nos dá a inspiração e faz da filosófica poesia,
o que é mesmo verdade e o que é pura ilusão?
O quanto me cabe conhecer sobre a origem real do mundo?
Quanto cabe do mundo na palma da minha alma em verdade?
Quanto de conhecimento cabe dentro de mim?
Para onde levarei tanta informação no fim?
Sou eu quem diante do espelho faz a reflexão,
ou apenas um foco de luz me dá projeção?
De quem é a mão que me segura a cintura?
De quem é a cria e de quem a criatura?
Quem somos nós, nessa dialética da filosofia socrática?
Quem sou eu nessa prosa poética de chama policromática?
Diante do espelho quem é a sombra com quem me pareço?
O corpo que vejo é meu pelo direito ou sou eu pelo avesso?
Quem responde a enigmática das tantas filosofias?
Responda espelho, vê se me escuta...
Por que o mais importante filósofo tomou o veneno da cicuta?
Quem de verdade compreende Platão de alma e coração?
De repente velejo em todo reflexo desde o boom da criação
Devo sim ser Sofia, em nome e significado pura intuição
Minha sede é saber qual foi a argila que me amoldou
Me pergunto então se existo, qual o grão de poeira
ou foi pó de uma estrela que me gerou?
Me encontro confusa, mas sei, sou diferente do inanimado
Se, somos mamíferos vertebrados e isso é algo concreto
Se, somos dotados de crânio e espinha dorsal é isso é um fato
Se os pássaros podem voar e eu posso me imaginar
Se, posso pensar tudo isso é porque eu existo
E se existo vou pensar sobre isso um pouco mais...

Sofia Amundsen diante do espelho falando consigo mesma.
O mundo de Sofia *Romance da história da filosofia
*Jostein Gaarder
Son Dos Poemas *SôniaMGonçalves
Postar um comentário